pt_PT en_GB

Estratégia, Planeamento e Controlo (2 º Sem Ano Lectivo 2024)

LGF

Programa

Estratégia, Planeamento e Controlo

Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Gestão e Finanças

Programa

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Introdução à Estratégia competitiva
1.1. Definição da estratégia (da estratégia militar à empresarial)
1.2. Características, vantagens e riscos de estratégia
1.3. O pensamento estratégico. A sua relação com o plano estratégico
1.4. Evolução do pensamento estratégico

2. Análise estratégica: análise da envolvente interna, externa e análise SWOT
2.1. Modelo de análise PEST
2.2. Modelo de análise da atractividade da Indústria
2.3. Análise dos factores chave (críticos) de sucesso
2.4. Modelo de análise das 5 Forças de Porter
2.5. Análise interna
2.6. Modelo de análise FOFA (SWOT)

3. Formulação da estratégia
3.1. Modelos de Porter – Vantagem competitiva
3.2. Modelo de Ansoff/ matrizes BCG, ADL, Mckinsey, produto-mercados
3.3. Estratégias cooperativas e vantagem competitiva (aliança, fusões e aquisições, integração vertical, outsourcing, estratégias ofensivas e defensivas, estratégias para competir no mercado internacional e Global – novos modelos de negócio.
3.4. Estrategias contempôraneas (Estratégia Azul,

4. Organização e implementação da estratégia: estrutura organizacional e políticas de gestão
4.1. Condições de sucesso na implementação estratégica/Factores que moldam a estratégia
4.2. Estrutura Organizacional
4.3. Planeamento da Implementação da estratégia (Balaced ScoreCard e PCIA)
4.4. Desenvolvimento da acção (modelo de actor único, modelo organizacional, modelo politico)
4.5. Liderança (qualidades do líder, matriz da liderança, Modelo de 4 forças)
4.6. Elaboração do Plano Estratégico